4 min de leitura
Redação SC Inova
16 de setembro de 2025

No dia 15 de agosto, a Liga Ágora deu início às atividades do segundo semestre com uma programação voltada à integração entre estudantes universitários e o ecossistema de inovação do Ágora Tech Park. A iniciativa reforça o papel da Liga como ponte entre a academia e o ambiente de desenvolvimento de talentos, projetos e conexões práticas.
Ao longo do primeiro semestre, a Liga ampliou suas ações formativas — antes restritas aos guardiões — para toda a comunidade acadêmica. Entre os destaques estão o Liga Talks, com capacitações mensais em soft skills, e o Liga Tours, que promove visitas técnicas a empresas residentes do parque. Agora, no segundo semestre, a proposta é intensificar ainda mais o engajamento com as instituições de ensino da cidade.
“A retomada neste segundo semestre reforça o papel da Liga como porta de entrada para universitários no ecossistema de inovação, com foco em iniciativas que estimulem o protagonismo estudantil e a experimentação prática”, comenta o coordenador do programa, Vinicius Takeo.
Cinco ações marcaram o calendário da Liga:
- Visita guiada com calouros da UFSC: os novos estudantes participaram de uma imersão no centro de inovação, com o objetivo de apresentar, desde o início da graduação, as oportunidades que o ecossistema oferece. Destacando como a Liga serviu de porta de entrada para que projetos como o Laboratório de Foguetes se tornassem realidade.
- Workshop de mapeamento de dores das equipes universitárias: o encontro reuniu representantes de grupos acadêmicos e clubes de tecnologia para identificar desafios enfrentados nas iniciativas estudantis. A ação busca fomentar soluções colaborativas e desenhar o evento Liga Day em conjunto com as dores das entidades universitárias, que irá acontecer em outubro.
- Lançamento do Liga Cast: o novo podcast da Liga Ágora irá apresentar as ações, bastidores e histórias dos guardiões e mentores que atuam no centro de inovação.
- Lançamento do Instagram da Liga Ágora: forma alternativa de apresentar os bastidores do dia-a-dia do programa, focado em mostrar as atividades e projetos que os guardiões desempenham.
- Noite de Jogos – 5ª edição: momento de descontração e integração da comunidade Ágora, que já se tornou uma tradição no calendário do parque, trouxe mais de 100 participantes para uma sexta-feira de muita conexão no centro de inovação.
“Organizar a Noite de Jogos tem sido uma experiência muito enriquecedora. Tem me ajudado bastante a superar a timidez, aprimorar minha oratória e desenvolver uma melhor gestão do meu tempo, sendo fundamental para meu crescimento como líder, pois estou aprendendo, na prática, como estruturar um evento e delegar funções de forma eficiente”, destacou Luiza Villatore, guardiã da Liga Ágora e bacharelanda em Engenharia Naval na UFSC Joinville.
E prepara-se: no dia 03 de outubro, a Liga Ágora organiza, junto ao Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Núcleo Vale Boreal, mais uma edição do Liga Day, evento que busca trazer talentos universitários para o ecossistema de inovação em um dia de muitas capacitações.
Na primeira edição, em 2023, foram mais de 4h de programação, com participação de mais de 10 equipes universitárias e 100 estudantes das instituições de ensino superior de Joinville. Em 2024, o evento atingiu um novo patamar, com 7 palcos paralelos e mais de 300 participantes envolvidos em vários espaços do Ágora, com foco em inovação aberta com a academia – ao todo, cerca de 25 projetos acadêmicos foram apresentados para matchmaking com as corporações do programa Ágora.Connect. Para 2025, a proposta do Liga Day é focar na inserção de universitários no mercado de trabalho e no aprimoramento de equipes de competição e empresas júniores.