Abrir acesso rápido Acesso Rápido
Fechar acesso rápido Fechar
Icone de leitura

1 min de leitura

Icone de usuário

Redação SC Inova

 Icone de agenda

8 de maio de 2025

Eleva: nova incubadora de impacto começa a ganhar forma no Ágora Tech Park

Uma nova camada do ecossistema de inovação de Joinville está em construção — e tem o impacto socioambiental como motor. No dia 6 de maio, o Ágora Tech Park recebeu o evento  de pré-lançamento do Eleva, iniciativa da Semente Negócios que propõe a criação de uma incubadora voltada ao fomento e aceleração de negócios de impacto na cidade.

Embora o lançamento oficial esteja previsto apenas para o segundo semestre de 2025, o encontro marcou um passo importante no posicionamento do Eleva como um projeto estruturante. A proposta é reunir mantenedores e lideranças para consolidar um ambiente de apoio à inovação com propósito — capaz de alinhar sustentabilidade financeira, transformação social e impacto ambiental positivo.

O evento reuniu representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil para debater o papel estratégico dos negócios de impacto no desenvolvimento de territórios mais resilientes e inovadores. Entre os destaques, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joinville, William Escher, apresentou as políticas públicas locais voltadas ao setor; César Costa, CEO da Semente, explicou o conceito de negócios de impacto e seu potencial transformador; e Lucas Ramalho Maciel, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, reforçou o apoio federal à agenda de impacto.

Representando o Ágora, o diretor executivo Fabiano Dell’Agnolo destacou o papel da articulação entre governo, empresas e academia para consolidar o impacto como uma nova camada estratégica dentro do ecossistema. A representante do Movimento Nacional ODS em Joinville, Luciana Homrich, conectou o debate aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, lembrando que o avanço da pauta exige atuação em rede e visão sistêmica.

Ao final, um painel com empreendedores apresentou cases reais de negócios que já estão gerando impacto positivo: Trashin (Rafael Dutra), Organa Biotech (Guilherme Zimmermann) e Funcionárias (Ana Carolina Liz) mostraram como é possível unir propósito e resultado em modelos sustentáveis.

Notícias relacionadas

Mais notícias Botão seta para direita

Liga Ágora inicia mentorias individuais e amplia trilha de desenvolvimento dos guardiões

Ágora Tech Park renova lideranças do Conselho de Administração

Ágora.Experts impulsiona ciência aplicada e empreendedorismo