3 min de leitura
suporte@labbo.com.br
17 de novembro de 2021
TERMICA lança solução digital inovadora com uso de IA
Por TERMICA Solutions*
A TERMICA Solutions, empresa associada a ABII, lança uma solução digital inovadora para análises metalográficas, em que seu grande diferencial é a possibilidade de realizar todas as análises de ferro fundido nodular, cinzento e de ferro vermicular, com o apoio da inteligência artificial (IA).
A solução, denominada DMM (Digitalização de Microscopia Metalográfica), utiliza algoritmos de última geração para digitalizar e automatizar leituras, realizando análises que antes só podiam ser feitas por humanos, com cálculos, deduções ou interpretações.
Desta maneira elimina-se a necessidade de por exemplo, tabular, calcular e interpretar dados de forma manual, excluindo a possibilidade de erro de digitalização e entrada de dados incorretos.
O DMM foi desenvolvido para analistas realizarem análises simples e complexas como volume de grafita, volume de matriz, grau de nodularização, nódulos por mm2, tamanho de grafita, tipo de grafita, vermicularidade, classificação de células eutéticas e classificação de grafitas lamelares.
O sistema de captura digital é integrado ao software e possibilita a realização de análises qualitativas e quantitativas e a emissão automática de relatórios, permitindo que a metalografia aconteça de forma fluida, simples, eficiente e eficaz.
Ganhando assertividade, tempo e padronização na realização das análises metalográficas
Entre os grandes diferenciais do DMM, está a possibilidade da geração de relatórios com apenas um clique, em que o analista gerará automaticamente relatórios em PDF, sem copiar e colar nada manualmente.
Contando com uma interface simples e intuitiva, o analista obtém de forma automatizada resultados de todas as análises disponíveis em questão de segundos.
Comparando com os métodos atuais, ao migrar para a solução DMM, o analista terá redução de mais de 70% no tempo empregado na atividade de análise metalográfica. Além de ter aumento no controle, padronização e rastreabilidade do processo, facilitando o cumprimento das normas e atendimento as auditorias.
Análises para outras ligas
E a TERMICA não quer parar por aqui. A expectativa é de lançar o DMM para aço e alumínio no primeiro trimestre de 2022, prometendo trazer o mesmo grau de inovação e produtividade para as empresas que trabalham com estas ligas.
Integração nativa entre soluções para o laboratório metalúrgico
A solução DMM faz parte de uma plataforma digital denominada Digimet, a qual possibilita de forma integrada a digitalização desde o tratamento térmico, até as análises metalográficas e de durezas, contextualizando os resultados e alavancando a eficiência dos processos. Por meio de conceitos de vanguarda em engenharias de Processo, Computação, Automação, Produção e Materiais, a TERMICA Solutions entrega altíssimo valor para o seu negócio.
Sobre a TERMICA Solutions
A TERMICA Solutions é uma INDTECH, uma spin-off corporativa da PERFIL Group, fundada em Joinville, Santa Catarina. Conta com uma equipe multidisciplinar, integrada por profissionais com mais de 25 anos de experiência, focada em equipamentos e na digitalização de processos térmicos industriais.
Desenvolve, implanta e integra softwares e hardwares para a digitalização de equipamentos e processos industriais, tornando-os 4.0, de tal forma que possam interagir com pessoas e outras máquinas inteligentes melhorando a eficiência e eficácia destes processos.
A TERMICA ajuda empresas a economizar, contribuindo para a sustentabilidade, reduzindo as perdas térmicas. Além disso produz soluções focadas em produtividade, agilidade e controle de qualidade, com garantia de resultado, facilidade de utilização e interfaces intuitivas. Na plataforma Digimet é possível conhecer todas as soluções.
*Este conteúdo foi produzido pela TERMICA Solutions, associada da ABII, e expressa a opinião da empresa sobre os temas abordados. A ABII oferece espaço para todas as empresas associados publicarem conteúdos relacionados a novas tecnologias, produtos inovadores, indústria 4.0, IIoT e transformação digital