1 min de leitura
Redação SC Inova
11 de novembro de 2024
Projeto “Bom dia, cientista” traz pesquisas da academia para dia a dia do mercado no Ágora Connect
Desde o mês de outubro, as segundas-feiras no programa Ágora.Connect começam com a oportunidade de conhecer pesquisas inovadoras em encontros exclusivos com cientistas da região. O “Bom Dia, Cientista!” busca aproximar o conhecimento científico das demandas do mercado, proporcionando um espaço para explorar temas de ponta com foco em soluções práticas e aplicáveis.
A cada semana, um novo pesquisador de uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) participante do programa aborda inovações em linhas de pesquisa, em encontros que proporcionam conexões valiosas e possibilitam às empresas conhecer tecnologias que podem transformar suas operações.
Na primeira edição, no dia 07 de outubro, Guilherme Piegas Koslovski (UDESC) abordou a orquestração e otimização de recursos com análise de dados, demonstrando como uma análise de dados personalizada pode otimizar o gerenciamento de recursos computacionais e processos internos.
No segundo encontro, a docente e pesquisadora do UniSENAI Bruna Zappelino Camillo, explorou o impacto do metaverso industrial nas tomadas de decisão e na personalização em massa. Utilizando tecnologias como gêmeos digitais e realidade aumentada, Bruna mostrou como o metaverso facilita decisões e otimiza operações em setores variados, como saúde e manufatura.
Ainda em outubro, o cientista Erick Cardoso Costa (UFSC) discutiu os desafios da usinagem de ímãs permanentes Nd-Fe-B, essenciais para a miniaturização de dispositivos tecnológicos. Ele apresentou inovações na cadeia de manufatura de ímãs sinterizados, fundamentais para a produção de tecnologia de ponta.
Outra iniciativa do Ágora.Connect para fortalecer o networking entre os participantes é o “Boteco do Connect”, que todo mês reúne representantes das empresas e academia em um happy-hour descontraído no Ágora – a próxima edição acontece no dia 14 de novembro, véspera do feriado da Proclamação da República.