Abrir acesso rápido Acesso Rápido
Fechar acesso rápido Fechar
Icone de leitura

3 min de leitura

Icone de usuário

Redação SC Inova

 Icone de agenda

28 de agosto de 2023

Startup Report SC: Joinville se consolida como segunda maior cidade de SC em volume de startups

Mapeamento de startups lançado na última sexta (25), durante o Startup Summit 2023, mostra que Joinville se consolidou como segunda cidade do estado em volume de novos negócios inovadores. O Startups Report Santa Catarina 2023, estudo realizado pelo Observatório da plataforma Sebrae Startups, mostrou que a cidade do Norte catarinense tem hoje 253 startups, o que representa 13% do total deste perfil de empresa em SC. 

Em comparação com a líder Florianópolis, a distância ainda é grande: são 746 startups com sede na Capital. A terceira colocada da lista, Blumenau, conta com 131 startups, enquanto outros polos regionais ocupam as 5 primeiras posições: Chapecó (77 startups) e Criciúma (69). 

Para lideranças do ecossistema de Joinville, este crescimento se deve especialmente à atuação conjunta dos principais atores da região, o que inclui mercado, universidades públicas e privadas e o setor público. No Startup Summit 2023, 12 entidades compartilharam um estande integrado para fortalecer a marca de cidade como polo de negócios e desenvolvimento da inovação. 

“É a demonstração da maturidade do nosso ecosisstema. Ele se conecta de forma organizada e consciente, unindo as principais instituições locais no maior evento deste inovação da região.  Queremos também nos conectar com outras cidades e ecossistemas”, resume Fabiano Dell’Agnolo, diretor executivo do Join.valle, instituição que promove inovação e o empreendedorismo na região. O estande mostrou também algumas das principais iniciativas locais para desenvolvimento de negócios inovadores ao longo de toda a jornada empreendedora: da ideação à tração.

Entre as novidades apresentadas no estande durante o Startup Summit foi o Ágora UNI, novo prédio a integrar o complexo do Ágora Tech Park e que foi criado para ser um living lab (laboratório a céu aberto) de projetos conectando demandas do mercado (empresas de médio e grande porte) à universidade e o setor público. Estão sendo investidos mais de R$ 20 milhões (via FINEP, Fapesc e recursos próprios) e a previsão de inauguração é em abril de 2024, quando o parque terá completado cinco anos de atividade.

Equipe Ágora em estande do ecossistema de Joinville no Startup Summit 2023
Equipe Ágora em estande do ecossistema de Joinville no Startup Summit 2023

“Temos um propósito muito forte de networking, trabalhando para aproximar ideias, talentos e capital que resultem em bons negócios e em projetos de inovação”, explicou Ricardo Fantinelli, diretor executivo do Ágora Tech Park, durante painel no Startup Summit sobre o desenvolvimento de hubs de inovação, em conjunto com Acate e InovaBra.

Em novembro, a cidade terá a décima edição do ExpoInovação, principal evento do setor, realizado pela Softville e Sebrae/SC e que espera reunir cerca de 4 mil pessoas. Neste ano, o formato será diferente, com ampla feira de negócios em meio às diversas trilhas de conhecimento, como: marketing e vendas; gente e gestão; produto e tecnologia; operação e sucesso.

O resultado da pesquisa Startups Report SC fortalece uma tendência já vista no mais recente Índice de Cidades Empreendedoras, divulgado por Endeavor e ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), que colocou Joinville como a terceira melhor cidade para  fazer negócios no país, atrás apenas de São Paulo e Florianópolis.

Notícias relacionadas

Mais notícias Botão seta para direita

Ágora Tech Park capta R$ 800 mil em editais da Fapesc para projetos de desenvolvimento

Projeto “Bom dia, cientista” traz pesquisas da academia para dia a dia do mercado no Ágora Connect

Mudança de gestão fortalece ecossistema de inovação e empreendedorismo de Joinville