Abrir acesso rápido Acesso Rápido
Fechar acesso rápido Fechar
Icone de leitura

3 min de leitura

Icone de usuário

Redação SC Inova

 Icone de agenda

4 de setembro de 2025

Joinville lidera inscrições no Programa Nascer e inicia sexta turma no centro de inovação

Joinville voltou a se destacar no cenário catarinense de inovação com os resultados do Programa Nascer 2025, iniciativa estadual voltada ao estímulo de startups em estágio inicial. O polo local, coordenado pelo Ágora Tech Park, registrou o maior número de inscrições no estado e emplacou o primeiro lugar geral entre os mais de 700 projetos avaliados em Santa Catarina: foram 250 inscrições, das quais 74 foram consideradas válidas para avaliação e, ao final, 35 propostas foram aprovadas para a jornada de incubação. 

Parte do funil do empreendedorismo da cidade de Joinville, o Nascer – promovido pela FAPESC, SCTI e Sebrae/SC, com apoio técnico da 49 Educação – entrou na sua 6a. turma com o início das atividades no mês de agosto.O relatório de perfil dos inscritos mostra que 43% das propostas são lideradas por mulheres, o maior índice entre todos os polos. Além disso, dois terços dos candidatos já empreenderam anteriormente e mais da metade possui um MVP ou produto em desenvolvimento, o que sinaliza maturidade e disponibilidade para imersão no programa.

A emprendedora Nathaly Salomão, vencedora da edição do Startup Weekend Joinville em 2025 com o projeto Javô (uma healthtech de impacto social, que conecta idosos a acompanhantes de confiança), é uma das participantes deste novo ciclo do Nascer.  “A Javô nasceu da minha vivência pessoal como neta e hoje buscamos impactar a vida de muitas famílias que enfrentam os desafios do envelhecimento populacional. Estar em um ecossistema que direciona, conecta e apoia faz toda a diferença para quem está transformando uma ideia em negócio”, afirma.

Para ela, o Nascer tem ajudado a Javô a a estruturar o protótipo (MVP), validar a proposta de valor e enxergar novas perspectivas de crescimento. “Minha jornada no empreendedorismo inovador começou no Startup Weekend e tem se fortalecido cada vez mais com programas como o Nascer. Ter esse suporte do ecossistema é essencial para transformar propósito em solução real”, completa. 

Novo programa quer fortalecer base empreendedora em Joinville

Os dados da edição 2025 do Programa Nascer evidenciaram, no entanto, alguns gargalos na etapa de formalização das propostas e na maturidade de parte dos projetos em estágio inicial em Joinville, principalmente no que diz respeito à validação de mercado, modelagem de negócio e estruturação das primeiras vendas.

Para fortalecer essa base e ampliar o pipeline de inovação da cidade, o Ágora, em parceria com Softville, Join.Valle e Sebrae, lançou um novo programa de pré-incubação voltado a quem está dando os primeiros passos na jornada empreendedora.

Voltado a ideias em fase inicial, o programa oferece uma jornada contínua de acolhimento, estruturação e validação, com trilhas de conteúdos, mentorias, pontuação gamificada por evolução e conexões com o ecossistema de inovação. Os participantes evoluem por níveis — Explorador, Validador, Construtor e Maduro — e ao atingir 80% da jornada, tornam-se aptos a ingressar em programas de incubação como o Nascer.

Para participar, inscreva seu projeto a ser analisado neste link: https://airtable.com/appVpXZQ9VkLxl382/shrVSugz4LaHk0IbQ 

Notícias relacionadas

Mais notícias Botão seta para direita

Eleva: nova incubadora para negócios de impacto será lançada no Ágora

Joinville lidera inscrições no Programa Nascer e inicia sexta turma no centro de inovação

Ágora Tech Park inaugura primeiro laboratório de foguetes do Sul do Brasil