Abrir acesso rápido Acesso Rápido
Fechar acesso rápido Fechar
Icone de leitura

5 min de leitura

Icone de usuário

Redação SC Inova

 Icone de agenda

5 de abril de 2023

[ÁGORA NEWS #2] Joinville é Top3 no Índice de Cidades Empreendedoras 

O Índice de Cidades Empreendedoras 2023, ranking nacional divulgado pela Endeavor e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), colocou Joinville em destaque entre os municípios com melhor potencial para fazer negócios no país, com a terceira colocação geral, atrás apenas de São Paulo e Florianópolis. 

O ICE leva em consideração sete fatores determinantes para o fomento à atividade empreendedora: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. Com nota geral de 7,11, Joinville tem a 2a. melhor colocação no item ambiente regulatório, 6a. em mercado e 7a. em inovação.  

“Este resultado mostra como a cidade tem avançado neste trabalho conjunto entre setor público e privado, e que está cada vez mais agregando representantes da academia (professores, pesquisadores e alunos) para ampliar seu impacto à sociedade. Um dos exemplos recentes é o Mapeamento do Ecossistema de Joinville, trabalho feito de maneira colaborativa entre lideranças locais e que dá a dimensão de como estamos evoluindo – e também como podemos avançar nos próximos anos e seguir como referência para o estado e o país”, destaca o diretor executivo do Ágora Tech Park, Ricardo Fantinelli.

Veja o ranking completo aqui   


MISSÃO AO SOUTH SUMMIT BRAZIL 2023

Três dias de muito networking, visitas técnicas, participação em eventos internos, palestras e paineis. Este foi o roteiro da comitiva do Ágora Tech Park ao South Summit Brazil 2023, que encerrou na sexta (31 de março), no Cais Mauá, em Porto Alegre (RS) e se consolida cada vez mais como um dos principais eventos de inovação, tecnologia e empreendedorismo do país. 

Além de acompanhar a recheada programação do evento – que teve também atrações musicais e culturais ao longo da orla do rio Guaíba – a comitiva, formada pelo diretor-presidente do Instituto Ágora, Emerson Edel, e os diretores Ricardo Fantinelli e Osmar Worm, visitou também o Tecnosinos (centro de inovação ligado à Unisinos, na cidade vizinha de São Leopoldo) e o Instituto Caldeira, novo hub de inovação da capital gaúcha.

Na visão de Emerson Edel, foi uma das melhores experiências recentes em eventos do segmento no país. “O South Summit Brazil cresceu muito e trouxe excelentes palestras e paineis, além de um network muito qualificado e startups com ótimos pitches. Foi muito importante nossa participação aqui no evento: nos conectamos com outros empreendedores, conhecemos um ecossistema em expansão e vamos levar na bagagem muitas ideias e projetos para Joinville. Foi uma experiência única”, destaca. 


HUB INDÚSTRIA 4.0: KRONA APRESENTA CASE DE INOVAÇÃO

O mais recente encontro do hub indústria 4.0, com sede no Ágora Tech Park, mostrou o case de inovação de uma das maiores empresas de tubos e conexões do país, a joinvilense Krona. Em 2020, a companhia inaugurou um laboratório-fábrica no Perini Business Park para testar a aplicação das tecnologias da indústria 4.0 em seus produtos. A conexão com o ecossistema de tecnologia motivou a Krona a instalar, em 2022, um lab de inovação no Ágora – durante o evento, foram apresentados os projetos já desenvolvidos, desafios e como empreendedores podem se conectar ao espaço. O encontro encerrou com uma visita à unidade da Krona no Perini.


PRÓXIMOS EVENTOS:

ENCONTRO COM RAJA VALLEY (MG)

No dia 11.04, das 14h às 17h, o auditório do Ágora Tech Park recebe um encontro para conectar o ecossistema de Joinville ao de Belo Horizonte, com rodada de pitches entre startups e paineis com corporates das duas cidades, encerrando com mesas de conversa entre os participantes. Um evento com muita conexão e matchmaking! 

Inscreva-se em:   

WORKCHOPP COM SEBRAE SC 

Logo após o encontro com o Raja Valley, no dia 11 de abril, a comunidade empreendedora de Joinville se encontra em mais uma edição do WorkChopp, evento de conexão e troca de ideias que acontece a cada dois meses. A próxima edição terá como palestrante o diretor de Operações Empresariais do Sebrae/SC, Luc Pinheiro. Encontro imperdível para o ecossistema.

Inscreva-se em: https://www.sympla.com.br/evento/workchopp/1919165

Notícias relacionadas

Mais notícias Botão seta para direita

Semente Negócios e Ágora Tech Park firmam parceria em evento em Joinville

Startup Orcon, de Joinville, vence Super Pitch Day e terá R$ 155 mil em fomento para expandir

Fintechs do ecossistema Ágora expandem e anunciam novos projetos para 2024