Abrir acesso rápido Acesso Rápido
Fechar acesso rápido Fechar
Icone de leitura

2 min de leitura

Icone de usuário

Redação SC Inova

 Icone de agenda

14 de março de 2024

Comitiva da Suíça estreita relacionamento com ecossistema de inovação em Joinville

Uma comitiva da Suíça visitou Joinville na última terça (12.03) para uma série de agendas e visitas com objetivo de estreitar o relacionamento com o ecossistema local de inovação. A agenda pela cidade, organizada pelo Join.valle, contou com uma apresentação aos empresários e empreendedores locais e networking, no auditório do Ágora Tech Park. 

Entre os objetivos da missão estão atrair novos projetos de investimento e fornecer apoio financeiro para projetos inovadores, além de promover uma reconexão com stakeholders brasileiros que apoiam a internacionalização (academia, parques tecnológicos, aceleradores, investidores, entidades, multiplicadores).

Fizeram parte da comitiva Peter Kistler e Nastassja von Gunten, gerentes de projetos da Berninvest (Agência de Desenvolvimento Econômico do Cantão de Berna); Dominic Gorecky, do Parque de Inovação Biel/Bienne e co-fundador da Swiss Smart Factory, que se tornou a primeira e líder em testes e plataforma de demonstração da Indústria 4.0 na Suíça; Thiago Cruz Silveira, Diretor Brasil GGBa – Invest Western Switzerland.

“Foi uma oportunidade única para fortalecer os laços entre os países e, principalmente, entre duas cidades que possuem aspectos similares, como Joinville e Berna. Essa interação não só abre portas para investimentos e parcerias estratégicas, mas também destaca o potencial de projetos colaborativos que impulsionam o desenvolvimento econômico regional. Estamos entusiasmados com as possibilidades que surgiram desta missão e ansiosos para explorar novas oportunidades de crescimento conjunto, principalmente com o governo suiço, o parque tecnológico Biel e a Swiss Smart Factory”, avalia Emerson Edel, diretor-presidente do Instituto Ágora.

Além de Joinville, a comitiva passou por Florianópolis e Porto Alegre.

No ano passado, o Join.valle organizou uma missão à Suíça (e ao Reino Unido) com presença de vários representantes do ecossistema local, como o diretor-presidente do Instituto Ágora, Emerson Edel, e o diretor executivo do parque, Ricardo Fantinelli. A agenda foi de grande importância como benchmarking e relacionamento para empreendedores do Norte catarinense. 

A Suíça é considerada pelo Global Innovation Index 2023 a nação mais inovadora do mundo. “Esta aproximação abre muitas portas em diferentes temas como manufatura avançada e inteligência artificial; enriquece nossa economia e promove o desenvolvimento”, explica Fabiano Dell Agnolo, diretor executivo do Join.valle. 

Notícias relacionadas

Mais notícias Botão seta para direita

Startup Orcon, de Joinville, vence Super Pitch Day e terá R$ 155 mil em fomento para expandir

Fintechs do ecossistema Ágora expandem e anunciam novos projetos para 2024

Ágora Tech Park lança programa para atração de startups