9 min de leitura
Redação SC Inova
11 de setembro de 2024
Ágora.Connect: universidades e empresas são protagonistas em novo ambiente de inovação
Living lab reúne em um mesmo espaço sete universidades e oito corporações que irão desenvolver em conjunto soluções para demandas do mercado.
Um laboratório aberto de inovação (living lab) com ênfase na conexão entre pesquisadores, professores e alunos às demandas de grandes empresas e indústrias da região. Com esse modelo inovador, o Ágora Tech Park inaugurou no dia 30.08 o Ágora.Connect, que será o principal projeto estruturante do parque tecnológico com sede em Joinville, reunindo oito corporates (Whirlpool, Ciser, Krona, Avell, Unimed, Pollux, Walbert e a Pró-Rim, instituição de educação em pesquisa e saúde) e sete instituições de ensino e pesquisa (Udesc, UFSC, Univille, Católica, UniSENAI, IPT e Senac).
O Connect ocupa o primeiro piso do Ágora UNI, com as instituições acadêmicas compartilhando o espaço junto às corporates, em um ambiente aberto que estimula a conexão e o compartilhamento de desafios e oportunidades.
“A principal ideia é criar colisões de ideias entre universidade e mercado. Conectar a qualificação técnica e científica e aproximar dos desafios do setor produtivo para transformar em projetos de impacto, de maneira mais ágil e menos custosa”, explicou Ricardo Fantinelli, diretor executivo do Ágora Tech Park.
O Ágora.Connect parte de uma metodologia voltada para o desenvolvimento de talentos e a criação de soluções inovadoras. O primeiro passo é o apoio ao desenvolvimento de talentos, com foco em questões comportamentais e no fortalecimento de soft skills. Em seguida, detalha o diretor, a jornada avança para o desenvolvimento de projetos específicos, que são o coração do processo de inovação.
Ao todo, o processo inclui seis fases: diagnóstico e mapeamento, onde se identificam as áreas em que a inovação é necessária; construção de desafios, que define os problemas a serem resolvidos; construção de soluções, que envolve a geração de ideias inovadoras; construção de pré-projetos, uma fase crítica que requer a participação ativa de universidades e empresas desde o início, garantindo a alocação adequada de recursos e a segurança necessária para a implementação dos projetos; aprovação dos projetos, onde as propostas são avaliadas e aprovadas; e, finalmente, a execução dos projetos, onde as ideias ganham vida.
O Connect é resultado de uma cocriação entre pesquisadores de universidades locais e heads de Inovação de grandes empresas do Norte catarinense. A metodologia aplicada pelo Ágora Tech Park envolveu dois workshops, um com grupo da academia e outro com representantes do mercado, realizados no final de 2023. Após dinâmicas de levantamento de necessidades e possibilidades de conexão, foram criados painéis de debate para entender os desafios e possíveis soluções.
“Teremos um local ideal para descobrir os desafios e encontrar soluções para o mercado. As universidades produzem muito conhecimento, mas também precisam difundir este conhecimento e encontrar parceiros”, avalia o professor Antonio Heronaldo de Souza, diretor geral da UDESC Joinville, instituição-âncora do UNI.
CONHEÇA AS CORPORATES E INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO ÁGORA.CONNECT:
AVELL: Empresa que desenvolve notebooks de alto desempenho há 20 anos, a Avell vem em seu maior momento de expansão (58%), com foco na personalização de produtos – mesmo em um mercado disputado por gigantes globais. No Connect, a expectativa é trazer novas vivências para os colaboradores, desenvolver cultura de inovação e trabalho colaborativo conectado a outras indústrias e às instituições de ensino.
CATÓLICA SC: Com 51 anos de existência, o centro universitário que começou em Jaraguá do Sul e há 12 anos está em Joinville pretende, com o Connect, fortalecer o potencial de pesquisa e ensino levando professores e alunos para desenvolverem projetos de inovação aplicada.
CISER: Maior fabricante de fixadores da América Latina, com mais de 60 anos de mercado, a Ciser tem como foco no Connect quebrar barreiras corporativas e trazer novas áreas da empresa para o ambiente de inovação. Com atuação em 25 países e produção de 9 mil toneladas de fixadores somente na planta de Joinville, a empresa busca criar alianças industriais por meio de projetos estruturantes conectados ao ecossistema.
KRONA: Em 30 anos de história, a empresa de Joinville conta com 100 mil pontos de venda e 3,5 mil colaboradores diretos e indiretos, entre eles 100 pessoas atuando em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Em 2021, a Krona inaugurou no Perini em 2021 uma fábrica 4.0 dedicada à inovação em produtos. Agora, busca no Connect fortalecer seu programa de inovação a partir de quatro pilares: intraempreendedorismo, indústria 4.0, fomento a projetos e novos negócios (inovação aberta).
POLLUX/ACCENTURE: Empresa criada em Joinville e que atua com desenvolvimento de serviços de robótica para indústria, a Pollux é também co-fundadoras do Ágora e foi comprada em 2021 pela Accenture, uma das maiores empresas globais, com faturamento de US$ 65 bilhões por ano e 750 mil colaboradores. No espaço de inovação aberta do Connect, o foco é estudar como melhorar processos por meio das universidades e criar conexão com o ecossistema de tecnologia
PRÓ-RIM: Maior entidade filantrópica de nefrologia do Brasil, já realizou quase 2 mil transplantes de rim ao longo de sua história e atende 99% dos pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa no Connect é fomentar inovação, ampliar resultados sociais com as empresas, contribuir com políticas ESG, além de estimular a saúde preventiva de colaboradores, pesquisa clínica e científica, e educação corporativa.
SENAC: Maior escola de educação para o comércio na América Latina, a instituição trará ao Connect alunos e professores para apoiar a formação de profissionais atualizados com as oportunidades e demandas do ecossistema, além de ter acesso a novas tecnologias e ferramentas aplicáveis e criar cultura de inovação e empreendedorismo em todos os cursos
UDESC: Instituição-âncora do Ágora UNI (quarto prédio do Ágora Tech Park, inaugurado no início de agosto), a UDESC conta em Joinville com um centro de Ciências Tecnológicas com 15 cursos de pós-graduação e 12 de graduação. A expectativa é potencializar pesquisa e desenvolvimento, ter espaço físico no ecossistema, ampliar a participação de alunos, expor projetos, captar recursos públicos e privados, além de aumentar as atividades de extensão. A UDESC também inaugurou neste mês seu escritório de parcerias no Ágora UNI.
UFSC: A Universidade Federal de Santa Catarina campus Joinville é uma das co-fundadoras do Ágora Tech Park e conta com 100 professores, 1,5 mil estudantes e 7 cursos de engenharia no Norte do estado. Entre os principais projetos de P&D estão pesquisa aeroespacial, energias renováveis, materiais avançados, petróleo e gás, construção automotiva, IoT e indústria 4.0. Como integrante do Connect, a expectativa é gerar integração acadêmica e empresarial, agilizar processos de transferência tecnológica e desenvolver talentos empreendedores e inovadores.
UNIMED/SC: A cooperativa de saúde tem em Santa Catarina mais de 1 milhão de beneficiários, 6 mil médicos cooperados, 10 hospitais e 15 laboratórios próprios, além de um hub de serviços que atende outras Unimeds pelo país. O desenvolvimento de novos projetos e fontes de receita, além da qualificação das soluções oferecidas aos clientes – em parceria com as demais corporates e universidades – é o foco do grupo no Connect.
UNISENAI: Com graduação e pós em todo o estado, a UNISENAI tem cinco clusters no Estado (Joinville, Jaraguá, Florianópolis, Blumenau e Chapecó) e, no living lab do Ágora, o foco será o desenvolvimento em áreas como robótica e manufatura avançada.
UNIVILLE: Tradicional instituição de ensino da região, com 60 anos de atuação, a Univille conta com cerca de 8 mil alunos na graduação e pós, mais de 650 professores, 183 laboratórios e 127 projetos de pesquisa desenvolvidos. O objetivo no Connect é se integrar ao ambiente de inovação por meio da cooperação e a transformação de conhecimento científico e tecnológico em soluções sustentáveis e aplicáveis ao mercado.
WALBERT: Maior ferramentaria em moldes de fundição de ferro e alumínio do país (e uma das Top5 na América Latina), a Walbert tem matriz em Araquari e unidades em Joinville, Minas Gerais, México e EUA. Há mais de um ano, inaugurou um braço de inovação no Ágora Tech Park, onde também está desenvolvendo um Laboratório de Manufatura Avançada. A expectativa no Connect é levar inovação dentro da empresa, ampliar colaboração e resultados econômicos, além de avançar em projetos de automação industrial, e Inteligência Artificial aplicada à produção.
WHIRLPOOL: A multinacional, que tem 800 profissionais na área de P&D, já desenvolveu 500 patentes e tem histórico de 30 anos de parceria com universidades mundo afora, busca no living lab conexões e projetos para se tornar a maior empresa de cozinha e lavanderia do mundo.