Abrir acesso rápido Acesso Rápido
Fechar acesso rápido Fechar
Icone de leitura

3 min de leitura

Icone de usuário

Redação SC Inova

 Icone de agenda

24 de outubro de 2023

Summit Saúde 2023 apresenta case de inovação do Ágora.Health

Evento promovido pela Associação Catarinense de Medicina, em Florianópolis, apresentou a centenas de profissionais de saúde o modelo cooperativo do hub de inovação em saúde

Os ecossistemas de tecnologia e de saúde em Santa Catarina se conectaram durante o Summit Saúde 2023 – promovido nos dias 20 e 21 de outubro pela Associação Catarinense de Medicina (ACM), em Florianópolis – e que teve como um dos destaques do primeiro dia da programação o modelo inovador do Ágora.Health, hub de conexão e tecnologia que é um dos projetos estruturantes do Ágora Tech Park, em Joinville.

Criado há pouco mais de três anos, o Ágora.Health é formado por empresas de referência no setor, como a Clamed (uma das maiores varejistas farmacêuticas do país, com mais de 600 lojas e faturamento anual de R$ 3 bilhões), o grupo Opty/Hospital Sadalla Amin Ghanem e o Hospital Dona Helena, por meio do programa Inova Dona. Recentemente, o grupo agregou a participação da Zitrus Tecnologia, que desenvolve softwares de gestão na área de saúde suplementar, e do lab de inovação ZLab.

Durante o painel no Saúde Summit, representantes de todas as empresas que formam o Ágora.Health debateram os principais desafios do setor e como estão desenvolvendo iniciativas de inovação para melhorar não só a oferta de serviços ao paciente e usuário final mas também para levar sustentabilidade a empresas e outros projetos corporativos. “O fator principal da criação do Ágora.Health é necessidade de melhorar a jornada fracionada dos pacientes. Estamos falando de hospitais, clínicas, laboratórios, redes de farmácias, serviços essenciais… uma gama de serviços e dados que precisam conversar entre si”, explicou Diego Zagonel, head de inovação do Clic, laboratório de tecnologia do grupo Clamed.

Como destacou Gean Alex Pereira, Head inovação ZLABS, não faltam projetos e novos modelos de negócio em saúde que surgiram nos últimos anos no país, mas o passo inicial para transformar o setor é unir diferentes players e começar a discutir ações práticas, com mentalidade de inovação e foco em serviços e produtos que sejam economicamente sustentáveis. “De que forma podemos atingir  um novo patamar na oferta e desenvolvimento de serviços públicos de saúde? Mais de 60% das healthtechs em operação no Brasil surgiram a partir de 2016, então é preciso criar as conexões necessárias para entender todas essas inovações e gerar resultados. No Ágora Health, estamos reunindo empresas e entidades que atuam na área de saúde, com um mindset tecnológico e um propósito visionário, para trabalharmos em conjunto, como um ecossistema. A partir desse trabalho em Joinville, podemos trazer resultados para o setor em toda Santa Catarina e para o Brasil todo”, enfatizou Gean. 

Para Suelen Bastos, do grupo Opty e que também foi painelista no evento, a cultura de inovação deve ser estimulada internamente entre toda a cadeia de serviços. “Criamos programas de inovação colaborativos e premiamos as boas ideias. Além disso, é preciso entender como lidar com a disrupção junto aos próprios médicos”, destacou. O Opty é o maior grupo de oftalmologia do país, agregando 28 marcas, 1,4 mil médicos oftalmologistas e 3.000 colaboradores. 

Em menos de um ano de operação no Ágora.Health, o Hospital Dona Helena e o hub InovaDona já se conectaram a 180 startups de saúde e selecionou 46 iniciativas para a “esteira de inovação” da empresa. “A ideia de estrutura do Health é temos grupos de trabalho, envolvendo outros players de saúde e a academia. E isso faz com que a gente tracione cada vez mais movimento de grande sistema inovação de saúde local e nacional”, resume Chander Turcatti, head do Inova Dona. 

Notícias relacionadas

Mais notícias Botão seta para direita

Semente Negócios e Ágora Tech Park firmam parceria em evento em Joinville

Startup Orcon, de Joinville, vence Super Pitch Day e terá R$ 155 mil em fomento para expandir

Fintechs do ecossistema Ágora expandem e anunciam novos projetos para 2024