3 min de leitura
Redação SC Inova
23 de outubro de 2025
Perini e Ágora serão espaço pioneiro de testes pioneiro para caminhão movido a hidrogênio
        O Perini Business Park, em Joinville (SC), será o primeiro empreendimento no país a colocar em operação um utilitário leve movido a hidrogênio. A partir da segunda quinzena de outubro, o parque contará com o Quantron Q-Light FCEV, utilitário leve com célula de combustível que será usado para tarefas de entrega, coleta de resíduos e logística interna.
Desenvolvido pela alemã Quantron AG, o Q-Light FCEV é um veículo de 4,2 toneladas com autonomia de até 450 km, capaz de rodar essa distância utilizando apenas 8,2 kg de hidrogênio. O modelo combina motor elétrico de 150 kW, bateria de 37 kWh e célula de combustível de 45 kW, garantindo tração silenciosa, zero emissões de CO₂ e tempo de abastecimento semelhante ao do diesel.
Segundo Jorge Gaiotto, da startup Quanthus (responsável pela operação da Quantron no Brasil), o hidrogênio é usado de forma segura pela indústria há mais de 150 anos, e o veículo chega ao país com homologação europeia, nota máxima em segurança (EuroCAP 5 estrelas) e certificação veicular.
O caminhão movido a hidrogênio vai rodar rotas internas, fazer entregas e recolher resíduos, enquanto será abastecido no próprio parque — e simultaneamente servirá como demonstrador para futuros projetos de mobilidade limpa no âmbito das cidades inteligentes.
A parceria da Quanthus com o Ágora dá início ao Laboratório de Transição Energética, ressalta Fabiano Dell Agnolo, diretor executivo do parque tecnológico: “esta iniciativa é resultado da interação do Ágora com startups, especialmente com essa pegada de deep techs, para atrair novas oportunidades ao nosso ecossistema. Vamos fortalecer na região o desenvolvimento de inovações voltadas à transição energética”.
ESPAÇO DE TESTES PARA INOVAÇÕES
A escolha do Perini como local de estreia é estratégica, comenta Gaiotto. Ele destaca que o parque reúne infraestrutura, universidades e empresas de tecnologia, criando um ambiente ideal para testar e demonstrar a tecnologia. “Aqui conseguimos não só rodar o veículo, mas mostrar a empresários e tomadores de decisão como o hidrogênio pode transformar a matriz logística brasileira”, afirma.
O executivo, que viveu cinco anos nos EUA e trouxe o projeto para o Brasil por meio da Ascensus, explica que houve um processo de tropicalização do sistema de carregamento e do pós-venda, criando condições para escalar a produção no país.
Além do impacto ambiental, o projeto aponta para uma oportunidade econômica relevante. Gaiotto calcula que um utilitário retrofitado a hidrogênio pode se pagar em menos de quatro anos e, somando os créditos de carbono, o retorno sobre o investimento pode chegar a dois anos. Para ele, há potencial para que até 20% da frota nacional seja convertida para hidrogênio nos próximos anos, e Joinville pode se consolidar como um centro de retrofit e referência em soluções de economia verde.
Essa iniciativa se alinha ao Perini City Lab, projeto do Ágora Tech Park que atua como um laboratório urbano controlado para o desenvolvimento, teste e validação de soluções para cidades inteligentes em ambiente semi-real, antes de sua aplicação em grande escala. Ao implantar o caminhão FCEV dentro do Perini, ele se torna um case conectado à infraestrutura tecnológica existente, aos experimentos em IoT, mobilidade urbana, sustentabilidade e à vivência urbana simulada.

