Abrir acesso rápido Acesso Rápido
Fechar acesso rápido Fechar
Icone de leitura

3 min de leitura

Icone de usuário

Redação SC Inova

 Icone de agenda

6 de dezembro de 2023

Ágora Tech Park apresenta balanço de ações e resultados em relatório ESG

Parque tecnológico destaca projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e projeta expansão com novo prédio, Ágora.UNI, a ser inaugurado em maio de 2024 conectando academia, mercado e setor público.

JOINVILLE, 06.12.2023 – Um balanço das ações, eventos, projetos estruturantes e impacto econômico na economia de Joinville e de todo o Norte catarinense, é o que o Ágora Tech Park apresenta a seus stakeholders, comunidade e mercado com o relatório ESG referente a 2022. Seguindo princípios de transparência e boas práticas corporativas, o parque tecnológico localizado no Perini Business Park (maior complexo multissetorial da América do Sul) atingiu no período a sustentabilidade financeira, somando mais de 100 operações, gerando um faturamento anual próximo de R$ 800 milhões e com uma taxa de ocupação quase total (98%), com crescimento de 12% frente a 2021.

A expectativa para 2024, quando o parque inaugura seu novo projeto, o Ágora UNI (em que startups, universidades, grandes empresas e governo podem trabalhar em conjunto no desenvolvimento de ideias e novos projetos), é crescer quase 50%, chegando a 148 operações. Com mais de 1,4 mil empregos gerados, o Ágora supera em 59% a média de postos de trabalho dos parques tecnológicos em operação no Brasil (IBGE, 2019).

“Foi um ano de consolidação de projetos e de preparação para a próxima onda de expansão. Fortalecemos iniciativas estratégicas, como o hub da indústria 4.0, fizemos parcerias para conectar instituições de ensino às demandas do ecossistema, ajudamos a manter o ambiente de inovação ativo com o apoio e a realização de eventos sobre empreendedorismo e tecnologia”, destaca Emerson Edel, diretor presidente do Instituto Ágora. 

O relatório também detalha todos os chamados projetos estruturantes, destaca as empresas e entidades residentes, eventos realizados e um perfil da ocupação: o setor de serviços é predominante, com 80% do total. Em termos de modelo de negócio, quase 70% das residentes atua com o mercado corporativo (B2B). 

Complexo de inovação referência no ecossistema do Norte Catarinense, o Ágora Tech Park é fruto da parceria entre a iniciativa privada, academia e poder público. O parque foi fundado pela Perville Engenharia, empresa do grupo Perini, em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pelas empresas de tecnologia Conta Azul, Pollux e TiFlux.

“Se há uma lição que os ambientes tecnológicos devem seguir, é a visão de que educação e inovação andam juntas”, complementa Altair Assumpção, presidente do Conselho de Admnistração do Ágora. Em 2022, conectamos projetos de diversas universidades da região a grandes empresas locais; fornecemos ferramentas para ajudar docentes a explorar desafios e oportunidades e criamos um programa (Liga.Ágora) no qual são selecionados estudantes para levar demandas e desafios do ecossistema às instituições de ensino – um aprendizado que proporciona aos alunos oportunidades de trabalho e pesquisa nas empresas do setor de TIC”. 

Para acessar o relatório ESG do Ágora Tech Park, clique aqui

Notícias relacionadas

Mais notícias Botão seta para direita

Incubadora Softville Ágora abre inscrições para selecionar startups

Perspectiva 2024-2029: Ágora começa a traçar estratégias para os próximos 5 anos

Ágora Tech Park apresenta balanço de ações e resultados em relatório ESG