2 min de leitura
Redação SC Inova
26 de novembro de 2024
Projeto sobre aplicação sustentável da fibra de bananeira vence a primeira edição da Quest Feira de Ciências
Trinta projetos de oito instituições de Joinville reuniram mais de 70 participantes nos dois dias de exposição no Ágora Tech Park. / Foto: Divulgação
[JOINVILLE, 26.11.2024] Com apresentação final de 30 projetos, de oito instituições, a primeira edição da Quest – Feira de Ciências reuniu mais de 70 participantes no Ágora Tech Park no fim de semana. O primeiro lugar ficou com o projeto “Aplicabilidade da fibra de Musa spp. para produção de partícula de média densidade (MDP) sustentável”, que estuda a fibra da bananeira como uma alternativa sustentável para produção de painéis para indústria.
O segundo lugar ficou com o “Chain Tracer”, projeto que utiliza blockchain para a integridade de dados logísticos na indústria farmacêutica e o terceiro lugar ficou com o projeto “Refúgio Sensorial”, criado para apoiar a independência de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que desejam morar sozinhas. Os projetos em exposição eram de alunos do nono ano e ensino médio e o vencedor ganhou o passaporte para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), em São Paulo, no próximo ano.
A Quest tem como objetivo incentivar a iniciação científica e a inovação entre estudantes do ensino fundamental e médio, com apresentação de projetos desenvolvidos pelos alunos em suas instituições. “A feira promove educação científica acessível e interativa. Ajuda integrar a comunidade e as empresas à ciência aplicada no cotidiano, estimulando a cultura científica, a interdisciplinaridade, a inovação e o empreendedorismo entre os jovens”, acredita o idealizador da feira, Estevão Tarifa.
Estudante de ensino médio e integrante da Liga Ágora, Estevão explica que a Quest é mais um espaço para destacar os novos talentos da ciência na cidade. “O projeto vencedor da Quest irá participar da Febrace, que é a maior feira de ciências da América Latina. E dali os melhores trabalhos representam o Brasil em uma feira mundial. É uma grande oportunidade para os jovens, que são o futuro da ciência no país”, diz.
Os projetos em exposição na Quest representaram o Colégio Univille, Sesi, Senai, Fecitec, Senac, ETT/UniSociesc, Cedup e Coree Escola Internacional. A feira de ciências é uma realização do Join.Valle e do Ágora Tech Park; tem patrocínio da Stackx e apoio do Sebrae/SC, Faculdade Ielusc, Fab Lab Joinville, Stagio, Futuriza, Organa Biotech, Opa Bier, Four Eight e UFSC.