4 min de leitura
Redação SC Inova
27 de março de 2025

Programa de empreendedorismo realizado pelo Join.Valle e Sebrae SC ajuda a transformar ideias em negócios inovadores
O JEDI – Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação – chega à sua 14ª edição e está com inscrições abertas até 21 de abril. Realizado pelo Join.Valle e Sebrae Santa Catarina, o programa de empreendedorismo ajuda a transformar ideias inovadoras — que solucionem problemas reais enfrentados por empresas e pela sociedade — em negócios de impacto para o mercado.
O JEDI capacita e guia os participantes no desenvolvimento de soluções inovadoras e novos negócios. Por meio de uma metodologia pré-definida, conecta empreendedores a mentores especializados, parceiros tecnológicos e oportunidades de mercado. Neste ano, uma das novidades é a parceria com a Fundação Wadhwani que vai oferecer uma certificação internacional aos participantes.
A jornada será realizada entre os dias 26 de abril a 24 de maio com parte das atividades presenciais no Ágora Tech Park e Link Lab Acate e parte das atividades online. Podem participar do JEDI equipes que tenham entre dois e cinco participantes, com projetos na fase de ideação ou empresas já em operação no estágio inicial. As inscrições devem ser realizadas de forma individual
Além de conhecimento prático e mentorias exclusivas com profissionais de conhecimentos e experiências diversos, a equipe vencedora levará R$ 10.000,00 para impulsionar seu negócio. “O JEDI é muito mais que um programa de empreendedorismo. Com ênfase na inovação, tecnologia e modernos modelos de negócios é um verdadeiro catalisador para transformar ideias em empreendimentos de sucesso”, explica o idealizador do JEDI e também diretor do Join.Valle, Fabiano Dell Agnolo.
Durante a jornada, o JEDI proporciona aos participantes 11 módulos estruturados, uma série de workshops feitos por profissionais de renome no mercado, com foco na identificação, definição e validação de problema, identificação de clientes, mapeamento de oportunidades e concorrência, desenvolvimento de protótipo, modelo de negócio, estratégias de marketing e vendas, gestão financeira, pitch, entre outros.
Neste ano, o JEDI contará com duas edições. A primeira, com inscrições abertas agora, foca no empreendedorismo, incentivando a criação de novos negócios e soluções inovadoras. Já a edição do segundo semestre será voltada ao intraempreendedorismo, direcionada a melhorias estratégicas e operacionais dentro de empresas. “Nosso objetivo é estimular e fomentar a prática do empreendedorismo e da inovação na cidade e nas empresas locais”, ressalta o diretor executivo do Join.Valle, Rogers Pereira.
Nas 13 edições realizadas do JEDI, foram cerca de mil participantes, 80 mentores, 140 equipes formadas e 30 startups surgidas. “A metodologia do JEDI já é diferenciada (e agora será reforçada com parceria da Wadhwani Foundation), focando em problemas reais e relevantes no mercado. Os processos de validação são robustos e consistentes e o time de mentores é altamente qualificado. Além disso, oferecemos acesso à parceiros de tecnologias avançadas, temos uma curadoria no perfil dos participantes e auxílio pré e pós JEDI”, destaca Rogers.
“Programas como o JEDI são essenciais porque observamos ideias se tornando negócios. No Sebrae temos como bandeiras prioritárias a inovação e a jornada do empreendedorismo inovador”, complementa Daniela Dalfovo, gestora de projetos do Sebrae/SC. Se você ainda ficou com dúvidas sobre a metodologia ou outros pontos, basta entrar em contato ou participar gratuitamente do WarmUp online, no dia 15 de abril, às 19h30, no YouTube do Join.Valle.
Na 13ª edição do JEDI, o prêmio principal ficou com a Tool Doctor, um projeto inovador que criou um sistema para monitorar a vida útil de ferramentas de usinagem na indústria. “Foi uma jornada transformadora, incrível para a equipe e para o nosso negócio”, destaca Douglas Saiter, estudante de Engenharia Mecatrônica da UFSC de Joinville, que representou o grupo na etapa final.
Dois outros projetos foram aprovados pelos jurados e receberam benefícios como acesso a co-working, mentorias e pré-incubação para impulsionar suas soluções: Stock Lock e Chain Tracer. Na categoria de intraempreendedorismo, o primeiro lugar foi conquistado pela BMW, enquanto a Walbert e a Martinelli Advogados garantiram a segunda e terceira colocações, respectivamente.
SERVIÇO:
● O quê: 14ª edição do JEDI
● Quando: 26 de abril a 24 de maio
● Onde: atividades presenciais no Ágora Tech Park e Link Lab Acate e atividades online
● Quanto: R$ 120 por integrante de equipe
● Inscrições: até 21 de abril
● Neste formulário é possível fazer a inscrição, ter acesso ao cronograma, regulamento e contatos para tirar dúvidas: https://bit.ly/inscricaoJEDI14
Marcas que apoiam o programa
A 14ª edição do JEDI é uma realização do Join.Valle e Sebrae/SC (com parceria das empresas mantenedoras do Join.Valle: Arcelor Mittal, Acredicoop, Bonja, Conta Azul, Fiesc, Martinelli Advogados, Metal Group, Perini Business Park e SS&T Advogados); patrocínio de Anagê Imóveis e Walbert Modelação e Ferramentaria; e apoio da Acate, Ágora Tech Park, Faculdade Ielusc, Softville e Wadhwani Foundation.