Abrir acesso rápido Acesso Rápido
Fechar acesso rápido Fechar
Icone de leitura

4 min de leitura

Icone de usuário

Redação SC Inova

 Icone de agenda

10 de outubro de 2023

Ágora Experts desenvolve mindset empreendedor e inovador em professores e universitários

Segunda edição do programa de conexão entre academia e mercado é uma iniciativa do Ágora Tech Park com execução da Softville. 

Unir a academia e o ambiente de inovação. Este foi o propósito do Ágora Experts, que reuniu nos dias 22 e 23 de setembro cerca de 50 pessoas – professores e estudantes universitários de cinco instituições de ensino superior de Joinville – em uma verdadeira jornada de transformação. Esta foi a segunda edição do programa destinado a desenvolver o mindset empreendedor em professores e estudantes universitários, uma iniciativa concebida pelo Ágora Tech Park e com execução da Softville para transformar projetos de pesquisa e de extensão em negócios sustentáveis. 

A professora Sandra Luft Paladino, coordenadora de ensino de Graduação na área de Saúde e Ciências Biológicas da Univille, foi uma das participantes. “Fui convidada por uma colega mas eu não sabia como efetivamente poderia contribuir porque nunca havia participado antes de eventos de inovação, não tinha expertise. Mas durante o Experts vivenciei uma mudança na minha visão: não precisamos chegar com uma ideia pronta, podemos desenhar algo mais inicial e construir em conjunto”, resumiu a professora. Junto a uma equipe multidisciplinar de professores e alunos, ela participou da equipe Plexos, que ficou em primeiro lugar no Experts. 

No programa, a equipe trabalhou a validação do licenciamento de uma tecnologia, que já está sendo desenvolvida na universidade, para um biomarcador precoce de pré-eclampse. O objetivo é ajudar a reduzir os índices de mortalidade materna no pré-natal. “Unir a academia e o ambiente de inovação faz todo o sentido. A academia está o tempo todo transformando o conhecimento, mas muitas vezes não vemos nosso trabalho sob o viés da inovação. Foi muito gratificante”, resume Sandra.

A professora Claudia Trentini representou o Senac de Joinville, junto com outras professoras e alunos, que emplacaram duas ideias no programa. Uma delas, a Hubskills, ficou em terceiro lugar do Experts ao propor a conexão de demandas da sociedade – a partir de dados dos Centros de Referência em Assistência Social, ONGs e secretarias municipais – a instituições de ensino, que podem desenvolver essas necessidades por meio de projetos de extensão.

 “Foi um evento com muita troca de conhecimento e experiências. Aprendemos a pivotar ideias, em um rico encontro de professores e alunos de diversas instituições de Joinville. Eu recomendo muito a participação porque existe uma metodologia que ajuda a colocar as ideias no papel”, resumiu.

“O Ágora Expert foi uma das jornadas mais desafiadoras e impactantes, entre outras tantas jornadas de empreendedorismo, das quais já participei como mentor”, destacou o professor da UFSC e diretor técnico do Ágora Tech Park, Modesto Ferrer.

Como destaca Pedro Shioga, coordenador executivo da Softville, o Experts tem como diferencial “ajudar os participantes a abrir a cabeça no desenvolvimento de projetos, usando  metodologias ágeis e sempre pensando no entendimento do cliente, da necessidade de trazer soluções. muitos projetos falham por não atender essa necessidade”. 

Ele acredita que ainda há muito para avançar na conexão entre academia e mercado – o que pode ser fundamental para o ecossistema de inovação e também para o desenvolvimento sócio-econômico da região. “No caminho da universidade empreendedora, as formações são mais alinhadas às necessidades locais, o que gera mais inovação em produtos e serviços. O Experts é um programa que exercita isso na prática, levando a professores as ferramentas usadas pelos empreendedores”, resume.

Na visão do diretor executivo do Ágora, Ricardo Fantinelli, o Experts é considerado um dos principais pilares do propósito de conexão, inovação e educação do parque tecnológico. “Neste ano, mudamos um pouco a metodologia para abrangir também os alunos e ampliar o impacto do programa junto à academia. Temos um laboratório a ser explorado por todos os entes que circulam no Ágora, de estudantes a professores, empreendedores e profissionais. Este é um programa que pode fazer a diferença no futuro da região e do ecossistema”, reflete.

Conheça as equipes que subiram ao pódio do Ágora Expert:

1º lugar: PLEXOS – UNIVILLE 
2º lugar: UNIHELP – UDESC 
3º lugar: HUBSKILLS – SENAC

Notícias relacionadas

Mais notícias Botão seta para direita

Startup Orcon, de Joinville, vence Super Pitch Day e terá R$ 155 mil em fomento para expandir

Fintechs do ecossistema Ágora expandem e anunciam novos projetos para 2024

Ágora Tech Park lança programa para atração de startups