Abrir acesso rápido Acesso Rápido
Fechar acesso rápido Fechar
Icone de leitura

5 min de leitura

Icone de usuário

Redação SC Inova

 Icone de agenda

4 de novembro de 2024

Liga Connect apresenta projetos acadêmicos a empresas do ecossistema de inovação

Ao todo, foram apresentados 25 projetos inovadores de instituições de ensino renomadas, como UDESC, UFSC, Univille, Católica, UNISENAI e SENAC.

O Liga Connect, que contou com mais de 150 participantes e programação intensa em diversos ambientes e prédios do Ágora Tech Park no dia 18 de outubro, conectou universidades e o setor corporativo em uma tarde de intensa troca de conhecimento e networking. Ao todo, foram apresentados 25 projetos inovadores de instituições de ensino renomadas, como UDESC, UFSC, Univille, Católica, UNISENAI e SENAC, o evento ofereceu uma plataforma para que estudantes apresentassem suas ideias em pitches de três minutos para representantes de oito empresas ligadas ao programa Ágora.Connect (confira abaixo os pitches vencedores).

Além das apresentações, o Liga Connect incluiu oficinas práticas focadas em temas relevantes como Design Thinking, Gerenciamento de Projetos, Branding, Modelagem 3D e Prototipação sem código. Essas atividades buscaram equipar os estudantes com habilidades práticas e aplicáveis, não apenas para o desenvolvimento acadêmico, mas também para o mercado profissional. O evento promoveu uma experiência rica, com atividades culturais que englobaram apresentações de bateria universitária, cheerleaders, torneio de xadrez, Kung Fu e shows da Banda do Bonja e UFSC.

A programação também contou com visitas técnicas a empresas, como Krona e Conta Azul, e apresentou o painel de vagas do Ágora Tech Park, ampliando as oportunidades para que os talentos acadêmicos tivessem contato direto com o ecossistema empresarial. Os projetos foram selecionados com base em critérios de originalidade, viabilidade, impacto social e alinhamento com as demandas corporativas do Ágora.Connect, resultando em uma experiência que fortalece o intercâmbio entre estudantes e empresas.

“Existe um abismo entre as universidades e o mercado e, desde que iniciamos a jornada do Ágora queríamos criar iniciativas que despertam o interesse dos estudantes no ecossistema. Uma delas foi a Liga Ágora, que surgiu de forma tímida, há três anos, e que hoje é um mecanismo de conexão entre esses mundos. Os alunos têm autonomia, se aproximam das empresas e o resultado é o Liga Connect, que mostra a maturidade desse projeto. A energia do ambiente é muito positiva, somos um centro de inovação que estimula essa diversidade de universidades e áreas de atuação”, resume o professor e diretor técnico do Ágora, Modesto Hurtado Ferrer

Para 2025, o Liga Connect prevê duas edições com o objetivo de aprofundar essa conexão entre a academia e o mercado, contribuindo para a consolidação de Joinville como um polo de inovação. O evento tem a missão de transformar projetos universitários em oportunidades reais de negócios, gerando benefícios tanto para o desenvolvimento profissional dos alunos quanto para o fortalecimento econômico e social da região.

“Esse evento foi uma versão ampliada do evento que realizamos com a Liga Ágora no ano passado – quando o programa Connect ainda estava em concepção. Agora, trouxemos oito empresas participantes para conhecer os projetos da academia e identificar sinergias, isso é muito benéfico para o ecossistema. E um dos aspectos mais importantes é ver que o evento foi organizado pelos guardiões da Liga, das atrações culturais às palestras e toda a programação. Isso mostra a consolidação dessa iniciativa de trazer os estudantes para o ambiente de inovação”, destaca Vinicius Takeo, analista de Inovação do Ágora Tech Park e egresso da Liga Ágora.

PITCHES VENCEDORES DO LIGA CONNECT

1º – Prótese com impressão 3D

O projeto aborda a necessidade urgente de soluções acessíveis para pessoas com amputações ou malformações de membros superiores no Brasil, onde o sistema público de saúde não supre a demanda por próteses de qualidade. Com mais de 1.800 malformações registradas anualmente e inúmeros casos de amputações, há uma crescente necessidade de próteses que restauram a autonomia dessas pessoas. As próteses tradicionais são inacessíveis devido ao alto custo, criando um mercado negligenciado. Utilizando impressão 3D, o projeto reduz os custos de produção em mais de 90%, mantendo a personalização e funcionalidade

2º –  Inteligência Artificial na redução de dióxido de carbono

O projeto utiliza Inteligência Artificial para reduzir emissões de carbono e gases poluentes, criando uma plataforma de gerenciamento que integra inteligência computacional. Voltado para a indústria de Joinville, o objetivo é melhorar o desempenho ambiental e neutralizar carbono, alinhado a protocolos internacionais. O foco é beneficiar indústrias comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, visando melhorias ambientais até 2030. 

3º – Meninas na tecnologia

O projeto começou em 2021, ainda durante a pandemia, e ganhou força em 2022 com a volta das atividades presenciais, envolvendo 340 alunas e professoras de 28 escolas de Joinville em capacitações de lógica, programação e robótica. As participantes desenvolveram protótipos e planos de negócios, com os melhores projetos premiados. O projeto venceu prêmios importantes em 2023 e continuou crescendo, atingindo 370 participantes em 2023 e 700 alunas de 11 cidades em 2024, com foco em desafios como veículos autônomos e casas inteligentes.

Notícias relacionadas

Mais notícias Botão seta para direita

Ágora Tech Park capta R$ 800 mil em editais da Fapesc para projetos de desenvolvimento

Projeto “Bom dia, cientista” traz pesquisas da academia para dia a dia do mercado no Ágora Connect

Mudança de gestão fortalece ecossistema de inovação e empreendedorismo de Joinville